Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit, sed do eiusmod tempor. Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur.
Contact us now +1128 5255 8454
support@elated-themes.com

Instagram Feed

Blog

Home  /  SEO   /  Como Identificar e Corrigir Problemas de Conteúdo Duplicados em seu Site

É fácil ser enganado ao pensar que o SEO é apenas sobre a criação de links. Há tantas postagens que cobrem os últimos desenvolvimentos sobre quais links são bons ou ruins, que às vezes esquecemos os enormes ganhos que podemos fazer simplesmente corrigindo problemas com nosso próprio site.

Um dos maiores culpados para perda de tráfego e rankings é o conteúdo duplicado. Por sorte, você tem controle sobre seu próprio site, então você tem o poder de corrigi-lo.

O que é conteúdo duplicado?

O conteúdo duplicado existe quando há mais de uma versão de uma página indexada pelos mecanismos de pesquisa. Onde existem várias versões de uma página indexada, é difícil para os motores de busca decidir qual página mostrar para uma consulta de pesquisa relevante.

Os motores de busca têm como objetivo proporcionar aos usuários a melhor experiência possível, o que significa que raramente mostrarão peças duplicadas. Em vez disso, eles serão forçados a escolher a versão que eles acham que é o melhor para essa consulta.

Causas do conteúdo duplicado

Três dos maiores infratores por causar conteúdo duplicado são:

1) Parâmetros de URL

Os URLs geralmente podem conter parâmetros adicionais por causa de como eles estão sendo rastreados (IDs de campanha de marketing, IDs de análise) ou o CMS que um site está usando adiciona seus próprios parâmetros personalizados.

Por exemplo, os seguintes URLs podem levar a mesma página:

http://www.example.com/page1
http://www.example.com/page1?source=organic
http://www.example.com/page1?campaignid=3532

2) páginas amigas da impressora

Muitas vezes, uma página da Web terá uma opção para produzir uma versão compatível com a impressora dessa página. Isso geralmente pode levar a problemas de conteúdo duplicados. Por exemplo, os seguintes URLs levariam a mesma página.

http://www.example.com/page1
http://www.example.com/printer/page1

3) IDs de sessão

Os sites geralmente podem querer acompanhar a sessão de um usuário em seu site. Por exemplo, os sites podem oferecer recursos personalizados com base em quem é esse usuário e suas interações passadas com o site, ou uma loja de comércio eletrônico pode lembrar o que essa pessoa adicionou ao carrinho de compras em sua última visita.

Os IDs de sessão são anexados ao URL e isso faz com que as versões duplicadas de uma página existam. Por exemplo, os seguintes URLs levariam a mesma página.

http://www.example.com/page1
http://www.example.com/page1?sessionid=12455

Duplicate Content Problems

Os maiores problemas causados pelo conteúdo duplicado são:

  • Os motores de busca não sabem qual versão da página eles devem indexar
  • Os motores de busca não sabem em que página a autoridade de ligação deve ser atribuída ou se deve ser dividida em várias versões.
  • Os mecanismos de pesquisa não sabem qual a versão da página para classificar para uma consulta de pesquisa relevante.

Isso pode resultar em páginas da Web perdendo rankings e tráfego orgânico.

Encontrando Conteúdo Duplicado

Existem duas ferramentas que você pode usar para encontrar problemas de conteúdo duplicados para o seu site:Google Webmaster Tools e Screaming Frog.

1) Google Webmaster Tools

Usando as Ferramentas do Google para webmasters, você pode encontrar facilmente páginas com títulos duplicados e descrições de meta. Você simplesmente clicar em “HTML Improvements” em “Search Appearance”.

Google_Webmaster_Tools_-_HTML_Improvements

Ao clicar em um desses links, você mostrará quais páginas têm descrições de meta e títulos de páginas duplicadas.

Google_Webmaster_Tools_-_Duplicate_Descriptions

2) Screaming Frog

Você pode baixar o rastreador da web Screaming Frog e usá-lo para rastrear 500 páginas de graça. Esta aplicação permite que você faça muitas coisas diferentes, incluindo encontrar problemas de conteúdo duplicados.

Título de página / Descrições de meta

Você pode encontrar títulos de páginas duplicados simplesmente clicando na guia “Títulos de página” ou “Descrição do meta” e filtragem para “Duplicar”.

Screaming_Frog_-_Duplicate_Page_and_Meta

URLs

Você também pode encontrar páginas que possuem várias versões de URL simplesmente clicando na aba “URL” e ordenando por “Duplicate”.

Screaming_Frog_Duplicate_Pages

Corrigindo Conteúdo Duplicado

O conteúdo duplicado é um problema que pode afetar seu tráfego orgânico e rankings na web, mas é algo que você pode corrigir facilmente. As três formas mais rápidas de resolver problemas de conteúdo duplicados são:

1) Tag Canônica

Usando a tag canônica você pode dizer aos motores de busca qual a versão de uma página que você deseja retornar para consultas de pesquisa relevantes. A etiqueta canônica é encontrada no cabeçalho de uma página da web.

Canonical_Tag

A etiqueta canônica é a melhor abordagem quando você quer ter várias versões de uma página disponível para os usuários.

2) Redirecionamento 301

Um redirecionamento 301 redirecionará todas as páginas legadas para um novo URL. Ele diz ao Google que passe todas as autoridades de links dessas páginas para o novo URL e classifique esse URL para consultas de pesquisa relevantes.

O redirecionamento 301 é a melhor opção quando você não tem necessidade de várias versões de uma página estar disponível.

3) Meta Tags 

Você pode usar meta tags para dizer aos motores de busca que não indexem uma página específica.

<html>
<head>
<title>…</title>
<Meta Name=”Robots” Content=”noindex, nofollow”>
</head>

Meta tags funcionam melhor quando você deseja que a página esteja disponível para o usuário, mas não indexada, por exemplo, termos e Condições.

O conteúdo duplicado é um problema real para sites, mas que pode ser facilmente resolvido usando o conselho acima.

 

 

No Comments
Post a comment